terça-feira, 21 de setembro de 2010

- Palmer 120W, anos 70 (modelo P100?)


Amplificador Palmer 120W da década de 70, com 3 x 12AX7 e 4 x 6L6. Dois canais com controles de volume, graves e agudos por canal. No canal dois tem o efeito phaser, bastante interessante.

Desconheço qual o modelo exato desse amp, pois é difícil encontrar informações de amplificadores palmer. Já falaram por aí que seria o modelo P100, mas o esquema elétrico do P100 é bem diferente desse aqui, além de não ter efeito phaser. Se alguém souber, por favor me avise.

Me foi solicitado para reduzir um pouco o ganho e modificar o phaser, pois ele mixava o efeito com muita intensidade e mal se ouvia a guitarra. Quanto ao ganho, modifiquei uns capacitores de bypass e sugeri deixar um canal com uma válvula 12AU7 e o outro com uma 12AX7 para deixar ele mais versátil, com um canal mais clean e outro mais quente. Não dava pra fazer milagres sem trocar ou rebobinar o trafo de força, pois esse amp jogava mais de 510V nas placas das 6L6. As válvulas de saída eram GE (possivelmente as originais dele ainda) e aguentam bem isso. Se fossem válvulas atuais, não durariam muito. Há quem recomende diminuir a tensão de placa através de resistores com grande potência, mas não sou muito adepto a esse artifício, pois já vi casos em que esses resistores não deram conta e queimaram. Realmente tem que ser resistores bem potentes, muitas vezes difíceis de encontrar, sendo necessárias associações em paralelo. Além disso, a introdução de resistência nesse ponto resulta em muita compressão no som, o que pode até ser bom dependendo do estilo tocado e gosto pessoal.

Coloquei um trimpot para controle de intensidade que permite mixar o efeito phaser com a guitarra, deixando-o também versátil, como um pedal. Realmente ficou interessante esse efeito.

No mais, o amp estava bastante original por dentro, exceto os capacitores da fonte que já haviam sido trocados. Ele é interessante para rock, pois possui um som naturalmente saturado e quente, como os Marshall.

9 comentários:

  1. Olá Johnny, Excelente trabalho que você vem executando nos amplificadores ! Acabei de restaurar completamente um Palmer igual a esse, ele é um P100 Série 2 - se você precisar eu tenho o esquema dele ... porém sem o esquema do efeito de Phaser ! Abraços e Parabéns - Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Caro Marcelo, boa tarde!
      Estou reformando o meu Palmer e não consegui ainda o esquema correto. Vou começar pelo gabinete e antes da reforma propriamente dita vou levantar o esquema do circuito do reverb que é transistorizado. O meu tem uma inscrição 'P100 GR' feita com alguma espécie de caneta hidrográfica em uma das laterais do chassis.
      Ficarei muito grato se puder me enviar uma cópia desse seu esquema de 'P100 Série 2' que citou. Prometo retribuir com uma cópia do esquema do reverb assim que eu o desenhar.
      lhtecnico@gmail.com

      Excluir
  2. Olá Johnny
    Tenho um palmer igual a este mas é para contrabaixo ele não tem o botão de phaser. Gostaria de saber se há alguma diferença entre os canais. Pois notei que o canal A é mais baixo que o B. E as entradas são low(1) e high(2) ou só firula mesmo?

    ResponderExcluir
  3. As informações sobre os Palmer são raras mesmo. Talvez a diferença de volume entre os seus canais seja por causa do modelo e/ou do estado em que as válvulas de pré se encotram (uma pode estar com mais ganho que outra). Originalmente as entradas 1 e 2 tem diferença mesmo. Basicamente isso vale pra todo amplificador antigo assim.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo, se puder envie o esquema do Palmer para jwtubes@gmail.com

    valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola johnny esse palmer é o P120 de guitarra, a fonte dele joga 480 vots nas placas , porque ele é copia do marshall, e usa El34 na saida , el34 suporta ate 800volts nas placas, a fonte dele tem uma saida de 12 ou 24 volts cc pra alimentar o phaser. veja o esquema do marshall da decada de 60 é o mesmo esquema.
      Att
      Anastacio

      Excluir
  5. Boa tarde!

    Tenho um amplificador de som Palmer modelo P-800, gostaria de vender, mas já pesquisei e não encontro preço e também não tenho noção de preço para ele, sei que ele é do final da década de 80. Tem como você saber quanto ele vale?
    (Obs. ñ valvulado)

    Paulo.

    E-mail: paulo_magnochecchio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. ola johnny , o palmer P120 usa o trafo de força wilkasom 5110? se positivo , qual as tensões de saida dele, esse palmer tem o phaser com 02 transistor?

    Att

    Anastacio

    ResponderExcluir