sábado, 25 de setembro de 2010

- Vídeo: Fender Reverb Unit '63

Abaixo segue um vídeo do Fender Reverb Unit '63. Tem três controles: Dwell, Mixer e Tone. Pode-se notar seu som de reverb extremamente peculiar, muito usado em estilos como Surf Music.


(caso o vídeo não abra, clique aqui)

A Giannini chegou a copiar esse modelo nos seus tempos dourados. Chamava-se Giannini Super Reverber:


A grande maioria dos amplificadores que tem reverb possuem apenas um parâmetro que pode ser ajustado: o potenciômetro Reverb. Sua função nada mais é do que mixar o efeito com o som da guitarra. Porém, existe uma modificação que pode ser feita em amplificadores com reverb e dois canais, como os Fender Twin Reverb, Super Reverb Amp e vários outros com essa configuração, além, é claro, das cópias nacionais, como o Giannini Tremendão (em qualquer versão).

A modificação consiste em ligar normalmente a guitarra no canal 2 e ainda poder usar os controles do canal 1 apenas para timbrar o reverb, como se fossem os controles Mixer, Tone (agudos) e Tone (graves), oferecendo agora 3 possibilidades de ajuste de reverb (o som do canal 2 permanece intacto). Faltaria ainda o controle Dwell, mas esse pode ser obtido substituindo o potenciômetro Reverb do canal 2 por um de outro valor e fazer umas poucas modificações internas. Após isso, teremos um reverb de molas com quatro parâmetros passíveis de ajuste: os controles Dwell, Mixer, Tone (agudos) e Tone (graves)!

Obviamente, é necessária uma pequena intervenção no circuito, mas é simples e pode ser facilmente removida posteriormente, caso necessário. O resultado é um novo som de reverb, agora com quatro controles e soando como essas unidades externas sem afetar os demais controles de volume e tonalidade do canal 2.

Caso você tenha um amp com dois canais e reverb e gostaria de fazer essa modificação, entre em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário