domingo, 4 de julho de 2010

- Thunder Sound Bass 1967 "quase bassman tweed"

Esse amplificador é um Giannini Thunder Sound Bass, de 1967. Apareceu aqui para uma revisão, e aproveitei para trocar o cabo de força por um tripolar, botei uma alça nova, foram pintados os trafos e o gabinete internamente.

O circuito dele já havia sido previamente modificado para guitarra. Ao que parece, ele foi reconstruído conforme o esquema elétrico do Thunder Sound original e com alterações conforme os esquemas de alguns modelos de Fender Bassman Tweed. Todos os capacitores eletrolíticos já haviam sido trocados e quase todos os outros do circuito também. Havia sido instalada uma chave de seleção de impedância na parte traseira, o que facilita bastante na hora de usar outras caixas.

O controle de Presença não estava funcionando, mas foi só substituir o capacitor correspondente e mudar um pouco o valor que ele começou a funcionar e a atuar mais. Coloquei uma chave de Stand By aproveitando a posição da chave de Fase, que costumo desabilitar sua função nesses amplificadores antigos.

As válvulas já haviam sido trocadas previamente e foram mantidas. Estava com Groove Tubes na saída e Electro Harmonix no Pré. Após o trabalho, o amp ficou assim:


O som dele está excelente. Devido às conversões parciais para os modelos Fender Bassman, ele soa de maneira diferente de um Thunder Sound original. Parece soar mais definido e cristalino.

O dono do amplificador utiliza ele numa caixa 1x12" com um falante Eminence Legend (recomendação minha, hehe) e parece gostar bastante dessa configuração e do resultado do conjunto.

13 comentários:

  1. Hola,

    Tiene usted el esquema de este amplificador?
    Gracias
    andres.bide@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. samueledilio@hotmail.com5 de fevereiro de 2013 às 15:04

    cara eu tenho um identico só que de 1968 e por recomendaçao sua fiz uma caixa e coloquei um eminence legend de doze, nem preciso dizer como ficou eheh obrigado pela dica abraço

    ResponderExcluir
  3. boa tarde eu tenho um desse do mesmo ano queria saber de vc quanto vc cobra de mão de obra o meu está mais desgastado pois nunca foi revisado com certeza vai precisar de trocar todos os eletroliticos já ressecados e tbm a fiação já toda enrijecida se quiser ti mando fotos

    ResponderExcluir
  4. carmanghia, por favor envie um e-mail para jwtubes@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Excelente trabalho! Estou namorando um "Thunder Sound BASS", não sei ao certo qual o ano dele, mas é idêntico a esse, porém todo preto. Saberia me informar quais as diferenças nessa conversão para "guitarra" no projeto do amp? Acarretaria alguma avaria ao amplificador a utilização de guitarra nele? Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi amigo lindo blog...top mesmo... agora me c fala.... Tenho um Giannini Thunder sound bass II...ta ate legal... Só q ele no 3.5 de volume já satura... Um amigo falou q tem q reenrolar fonte...será??? E tipo... ele tem 2 saídas em qual conectar,. E na frente 2 entradas em qual Connectar tbm?
    Obrigado por td

    ResponderExcluir
  7. Olá. Não pode saturar no 3,5. Tem algo errado, mas não creio que seja o transformador da fonte. Pode ser por causa de vários fatores, mas só dá pra saber com o aparelho em mãos para ver. Nas saídas, tanto faz nos Gianninis. Na entrada de guitarra, uma geralmente é de alta impedância e outra é de baixa. Tanto faz também, mas soam um pouco diferente. Escolha a que mais lhe agrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigado pela resposta eu gostaria de saber se você tem um esquema de montagem de caixa para 2 falante de 12 polegadas obrigado

      Excluir
  8. Olá amigo tenho um Thunder Sound só o cabeçote mesmo , esta com o volume baixo demais e tambem saturando no volume 4 , este mesmo foi revisado ha uns 6 anos atras e depois disso devo ter ligado ele umas 2 vezes em todos esses anos , será que danificou as valvulas ?

    ResponderExcluir
  9. quanto fica para restaurar o A 300 giannini

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho um desse e quero vender e não sei o valor alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  11. Olá amigo eu tenho um amplificador original Thunder Sound Gianini Bass o ano é 1967, está faltando uma válvula a primeira pequena e não funciona. Meu irmão e meu primo estava usando ele quando parou. E nunca mais foi mexido, agora estou querendo restaurar ele pra uso próprio. Gostaria de saber se vc reforma ou põe pra funcionar, obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Estou morrendo de dó ele está jogado sem a napa preta que protegia ele e os cupins estão fazendo a festa. Quero reformar pra usar, pois ele é uma relíquia e não pode ficar no estado que está.

    ResponderExcluir