quinta-feira, 17 de junho de 2010

- Tremendão II (o melhor!) - 1970

=> O Tremendão com melhor som que já ouvi!

Não tirei fotos dele assim que chegou aqui, mas esse Tremendão II estava com o circuito bastante original (exceto apenas os capacitores da fonte, que já haviam sido trocados por novos), porém com várias coisas para fazer.

Depois de consertar alguns dos vários maus contatos que haviam e trocar alguns componentes com defeito ou mesmo duvidosos (capacitores, para variar...), ele voltou à vida.



O próximo passo foi fazer o trêmolo voltar a funcionar, substituindo alguns capacitores desse estágio e também o LDR.

Depois disso parti para instalação do circuito de reverb. O T2 estava sem trafo de reverb, então instalei um trafo retirado de outro amp velho. Depois, foi necessário fazer dois cabos blindados para conectar o circuito à caixa de molas. Essa caixa de molas que aparece na foto é uma que o proprietário do amp tinha sobrando, mas ela não está funcionando. Para testes, utilizei uma outra caixa que tinha aqui e o reverb voltou a funcionar perfeitamente. Sugeri ao proprietário colocar uma nova caixa de reverb, da Accutronics. Vamos ver se ele vai querer...

Foi feita uma limpeza geral e também a pintura interna de gabinete e trafos. Depois, instalei válvulas Sovtek 6L6WXT+ na saída, algumas válvulas JJ/Tesla novas no pré e pronto: o melhor Tremendão que já ouvi na vida!



Lembro de dois Fender Twin Reverb que apareceram aqui na oficina há um tempo (infelizmente não fotografei). Um era um blackface com os dois falantes com o selo Fender (não tenho certeza se eram originais) e o outro era um silverface com dois falantes Eminence Legend. O som dos dois Twins eram bem parecidos, e esse T2 estava soando realmente muitro próximo ao som desses Twins. Isso ainda que eu estava testando o T2 numa caixa de 500W (!) bem mal construída, com dois Selenium antigos, de PA.

15 comentários:

  1. Pra que serve as valvulas, que papel ela emprega dentro do aparelho?

    ResponderExcluir
  2. A válvula é o dispositivo amplificador em si. Ela amplifica um sinal de baixa intensidade (sinal da guitarra, por exemplo) em sinal de alta intensidade num fator de "x" vezes, dependendo da característica.

    ResponderExcluir
  3. adquiri recentemente um tremendão III do Jorge luthier de Curitiba, está funcionando direitinho mas as vávulas do pré são cada uma de uma marca, um festival, será qe vale a pena trocar? tem alguma modificação para deixa-lo mais parecido com o original Fender?

    ResponderExcluir
  4. Quando isso acontece (vem com válvulas que não se sabe a procedência), recomendo jogar tudo fora e trocar por novas. Certamente há várias modificações que podem ser feitas, e depende também de qual modelo/ano do Fender que se pretende adotar (acredito que você esteja falando do Twin Reverb, mas depende do ano desse ainda).

    ResponderExcluir
  5. BOA TARDE! CARA, TENHO UM TREMENDAO ll IGUALZINHO A ESSE.SABADO AGORA ELE FICOU LIGADO UMAS 3 HS, E QUEIMOU O FUSIVEL,TROQUEI E QUEIMOU DE NOVO.SERA QUE ENTROU EM CURTO?? ELE ESTA LIGADO NUMA CX COM 2X12 4 ohms. ELE FOI REVISADO E ESTA COM VALVULAS FENDER. DESDE JA MTO OBRIGADO!.

    PAULO

    ResponderExcluir
  6. Cara, se eu não me engano, o Tremendão tem saída de 8 ohms. Ou seja, se a tua caixa tem impedância de 4 ohms, deve ser isso que está forçando o equipamento. Se for isso mesmo, os teus falantes devem estar ligados em paralelo. Nesse caso, refaça a fiação ligando-os em série que deve resolver.
    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um Tremendão aqui Tremendão três não sei se funciona tenho medo de ligar é muito antigo me interessa em vender Quem compra Boa tarde

      Excluir
  7. Johnny... este teu blog me deu muita informação boa. Comprei um Tremendão II e estou num afair com o timbre.
    Tá funcionando direitinho. Não achei ensurdecedor como muitos dizem.
    Tem problemas no Reverb e Vibrato apenas

    1) O Reverb não está funcionando. Quando coloco o ganho do reverb no máximo, uma microfonia vai crescendo lentamente. Há somente um cabo ligado na entrada do reverb e na saída do reverb não tem cabo algum. Deveria ter cabo nesta saída?

    2) o vibrato não tem sinal de vida. Dizem que este circuito vai perdendo o efeito no decorrer dos anos... e como o amp já está com 42 anos... deve ter como consertar

    3) Tenho uma caixa 2x12 com 2 falantes de 8ohms (80w cada), ligadas em paralelo, dando 4ohms. É mais fácil transformar esta caixa em 8ohms ou ligar o fio verde (4ohms)numa das saídas?

    LUIZ FERNANDO

    ResponderExcluir
  8. Bom dia. Possuo um T2 1959, todo original.Quero saber se posso usar a impedancia menor que 8 ohms. Até hoje nunca trabalhei com menos de 8.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu Tremendão II Deixei 2 saidas para 4 e 8 ohms. Daí é só ligar na caixa compatível.

      Excluir
  9. Amigo, a impedância de saída do aparelho é de 8 ohms então impedância menor queima a saída. É que os aparelhos antigos trabalhavam com 8. Você pode ligar dois falantes de 4 ohms em série que dá 8 e tudo bem. Tenho um Tremendão a esse ano 1969. É bala mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite pessoal! a impedância de saída é um negócio sério.
    O idela é que sejam casadas, mas se você tem dois FTE de 8 e quer ligar numa saída de "8", a melhor opção é coloca-los em série.
    Você vai perder um pouco da potência, contudo vai ganhar em qualidade com menor distorção e prolongar a vida do seu equipamento.
    Sèrgio

    ResponderExcluir
  11. aqui e o jean por favor para que serve botao fase e o botao liga +b atras do aparelho, as saida dele sao quantos homs por favor me responda

    ResponderExcluir
  12. E para o tanque do reverb tem alguma medida especifica, ou as que tem a venda servem sem problemas. O meu não tem tanque de reverb, foi retirado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do tipo de amplificador que você quer equipar e do transformador que ele tem. Há um código no tanque de reverb das marcas Accutronics/Belton que pode orientar. Cada dígito do código representa uma característica, como tamanho, quantidade de molas, montagem, impedâncias de entrada e saída (itens importantes!!), etc. Detalhes podem ser verificados aqui:
      https://www.amplifiedparts.com/tech-articles/accutronics-products-and-specifications

      Excluir