terça-feira, 7 de dezembro de 2010

- Tremendão SL, 100W

Cabeçote Giannini Tremendão SL, anos 70, o único Tremendão com 100W.


Possui os mesmos controles dos Tremendões anteriores (modelos 1, 2 e 3), com a inclusão do Volume Master. E esse Volume Master foi o grande erro que a Giannini cometeu. Na verdade, quem incluiu esse VM nos seus modelos foi a própria Fender. A Giannini apenas reproduziu o erro...

Para garantir o bom timbre, desabilitamos o VM e adaptações foram feitas para deixar o circuito como um blackface. O timbre mudou 1000% para a melhor.

O amp chegou em péssimo estado, conforme abaixo:

 
 

Os capacitores já haviam sido trocados. Colocamos todas as válvulas novas: JJ/Tesla no pré e Electro Harmonix na saída (embora as caixas das 6L6 que aparecem na foto sejam de Sovtek... rsrs). Foi instalada uma calha de reverb Accutronics, gerando um timbre de reverb bastante claro e profundo. A tela frontal foi trocada por um tecido ortofônico Fender original.

O som geral desse amp ficou fantástico, com um clean do Canal 1 de dar inveja a qualquer Fender blackface.

Após reforma estética e devidas alterações no circuito, ele saiu assim:

 
 
 
 

www.jwtubes.blogospot.com

24 comentários:

  1. esse amplificador e muito legal fazendo um upgrade na parte eletronica dele fica muito melhor, um ponto negativo neste amplificador e o fato do chassis ficar de cabeça para baixo ali no setor de saida as valvulas 6l6 dissipam muito calor e com o tempo pos soquetes dela apresentam maus contatos

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  2. Tenho um desses... mas agora você me deixou com a pulga atrás da orelha. O volume do master é tão ruim assim? E se deixar o volume totalmente aberto?

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  3. Nesse Tremendão SL deu para ver a diferença absurda que tem em usar ou não o MV. Para um timbre vintage de verdade, quanto mais simples o circuito, melhor. Nesse caso, o "menos é mais"...

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  4. Interessante. Mas não vou mexer nessa parte. Vou deixar como está mesmo. Obrigado pela resposta.

    Ah, tem alguma indicação de auto falantes?

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  5. Estou pegando um e está na revisão... o técnico disse que o volume master é interessante prá se trabalhar com a saturação sem mexer nas bias... porém não é um fator que possa alterar o timbre. Gostaria que você comentásse mais sobre a questão do volume master, Valeu! Alexandre

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  6. Estou pegando um e está na revisão... O técnico disse que o volume master neste tremendão é interessante pois posso saturar o som sem mexer nas bias. E não tem função de alterar timbre... Gostaria que você comentásse mais sobre a questão do volume master neste amplificador. Valeu

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  7. O volume master tem utilidade quando se usa os dois canais através de pedal seletor AB, onde se pode deixar um canal setado para base e outro para lead. Aí o master serve para aumentar/diminuir o volume geral sem mudar o equilíbrio entre os volumes. Porém, esses sistemas de MV que a Fender e Giannini usavam não são transparentes, e mudam o timbre. Basicamente, quanto menos componentes existirem no caminho do sinal de áudio, melhor e mais puro vai ser o som do amp. Pode parecer que é pouca diferença, mas na prática o som fica bem pior com MV. O som fica mais apagado, perde brilho, etc.

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    1. Essa diferença do som apagado aparece pois a chave do brilho no canal de pre tem mais atuação quando o volume do canal esta baixo. A chave funciona como um curto para alta frequencia, se trabalhar de maneira contrária, com o master baixo e volume de pré alto, se altera essa relação sumindo com a alta frequencia, pois essa passa toda pelo pot de volume ao invés de se passar pelo capacitor...

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  8. Valeu pelas respostas.

    Abraço.

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  9. Olá, eu tenho um ampli desse parado (sem funcionamento), o estado dele é bem melhor do que vcs mostraram na foto, qto gasto para restaurá-lo com troca de todas as válvulas?????

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    1. Olá Edinei, de uma olhada em nossa FAQ aqui: http://jwtubes.blogspot.com/p/faq.html , mais especificamente em - Quanto custa para consertar meu amplificador? - Se ainda restar alguma dúvida, escreva-nos no jwtubes@gmail.com. Abraços

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  10. Uma curiosidade ainda sobre o Volume master deste SL; No caso eu queira tirar ó push-pull! É só substituir o potênciometro pelo comum ou deve-se alterar algum circuito?

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  11. Agora é uma orientação técnica... Eu estou trocando as válvulas do Power, devo trocar o quarteto 6L6 antigo por um quarteto 6L6 novo.
    Dúvidas! Neste SL as bias são ajustável ou se deve fazer isso manualmente?

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    1. Olá, deve ser feito manualmente. Aproveite nossas 6L6 em promoção, entre em contato via email por favor: jwtubes@gmail.com

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  12. Amigo preciso trocas amas valvulas deste amp pra um amigo.
    Porem ele tirou as que estavão no amp e pra recolocar não sei a ordem das 2ax7 e das 12at7. pode me informar a sequencia da direita pra esquerda? não acho o esquema dele em lugar algum.

    desde ja agradeço

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  13. Sobre o Volume Master e outras curiosidades: Olá amigos do fórum, acabo de fazer umas investigações aqui no meu recém adquirido Tremendão SL e descobri umas coisas muito intereressantes. No meu SL, que, ao que me parece, está com o circuito original, a chave push-pull aciona sim uma espécie de ganho adicional muito ruinzinho que está atrelado ao pot de reverb, e só atua no canal 2... porém... no canal 1, ao ser acionado (puxado), ele DESATIVA O POT DE MASTER para o canal 1 , mudando bastante o som (somente do canal 1), e não falo apenas de mudança de volume, o som fica realmente bem mais nítido, cheio, enfim... melhor. Provavelmente soa como ficaria se fosse eliminado esse circuito do master. Então fica a dica para quem quer ouvir o som do seu SL em toda sua glória (apenas sem o reverb}usem o canal 1 com o Push pull do master "puxado".

    Outra coisa interessante, mas dessa vez usando o canal 2 mesmo, é que usando uma entrada do canal 2 espetando outro plug sem nada na outra entrada do canal 2 obtemos mais ganho de pré nesse canal. dá até para conseguir um verdadeiro overdrive abaixando o famigerado master e colocando o volume do canal 2 no máximo... fica uma saturação interessante. Gostaria de experimentar alguma modificação ou ligação que colocasse os dois prés em série...

    Por último... em alguns fóruns eu li sobre a ligeira "interação" entre os controles do canal 1 e 2... e segundo os testes aqui ví que eles acontecem sim, mas dependem basicamente de o pot de master estar ativo ou não e se o volume do reverb está aberto ou não... creio que eles se "cruzam" nesse circuito do reverb.

    Grande abraço a todos!

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  14. voce tem o esquam dele, estou reformando um e to sem o esquema. apesar de parecer estar todo original gostaria de conferir...

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  15. Prezados Amigos do JW Tubes. Tenho quatro cabeçotes de tremendão sendo 3 Tremendão II e 1 Tremendão SL. Em um deles, troquei todos os soquetes de válvulas e todos os eletrolíticos. Troquei também o trafo do reverber que mandei enrolar em uma oficina especializada em transformadores. Ficou ótimo. Som do verdadeiro Tremendão dos anos 70, com reverber e tudo. Gostaria de saber se trocando as válvulas por novas o som melhora ainda mais.
    Tem uma loja na Santa Efigênia que vende as válvuas 6L6 e as 12AX7 e 12AT7. Mas gostaria de conhecer o preço de vocês pois eles apresentam várias marcas com preços diferentes. E como vocês são especialistas talvez uma orientação melhor para mim seria melhor. Não sou técnico de eletrônica mas tenho bastante conhecimento e tenho montado vários amps transistorizados e reformado os meus tremendões. Obrigado pela ajuda.

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  16. Recentemente peguei um TSL e o trafo de saída é ag 40 12. Esse trafo sai 8 e 16 ohms?
    Grato

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  17. amigo boa tarde vc tem pra vender o squema do bulldog cabeçote valvulado parece muito com esse da sua postagem

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    1. Olá amigo. Possuo o esquema do Giannini Bulldog. Se ainda estiver procurando, por favor, escreva para o meu e-mail, que eu te envio o esquema gratuitamente. Tenho também o esquema do Tremendão SL e de outros amplificadores Giannini. Meu e-mail é sergio_crepaldi_ii@hotmail.com

      Abraços.

      Sergio

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  18. amigo o q mudo de um tremendao 1
    para 3

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