sábado, 9 de abril de 2011

- Giannini Duovox 150B

Amplificador com dois canais, com controles de Volume, Treble, Middle, Bass e chave Bright por canal. Usa 3 válvulas no pré e 4 x 6L6 na saída.

Chegou aqui assim, queimando fusível:

Após inspeção visual e diagnóstico, constatamos que uma das 6L6 estava queimada. Retiramos ela e o amp voltou a funcionar normalmente. Porém, foi recomendada uma revisão do circuito, para verificar se havia danificado mais algum componente.

Ao medir as tensões de placa das 6L6, encontramos valores na ordem de 740V, o que sustenta a afirmação de que os Duovox (120G ou 120B pra cima) têm a fama de fritadores de válvula. Como a maioria das 6L6 atuais aguenta entre 450V e no máximo 500V, não é surpresa que logo queimem após serem submetidas a 740V! Antgamente (anos 60/70), isso não era problema, pois as RCA originais aguentavam muito bem essa tensão alta. As 6L6 que estavam nele eram Svetlana, e até duraram demais (segundo o dono, uns 2 ou 3 anos). Se colocar válvulas chinesas, elas derretem quase que na hora! Existem algumas soluções para resolver esse problema, entre elas usar 2 x KT88 ou 2 x 6550 na saída. Tem a vantagem de a potência ficar quase a mesma do que 4 x 6L6 e de quebra ter uma resposta de grave muito melhor. Porém, dá pra colocar no máximo 2 dessas válvulas, pois a corrente de filamento não seria suportada pelo trafo de força (a não ser que se use um trafo menor só para esse filamento).

Se você tem um Duovox fritador de válvulas (120G ou 120B pra cima), entre em contato para ver as sugestões de melhoria para essa tensão alta. Isso vale para outros amplificadores no estilo, como alguns modelos Palmer e CSound.

Após o trabalho, ele saiu assim:

 
 
 
 

19 comentários:

  1. Que potenciômetro é este ao lado das saídas dos falantes?

    ResponderExcluir
  2. Ouvi falar que este problema de fritadoe de válvulas é por causa de seu circuito que foi projetado para trabalhar com 110v e não 127v, então quando a voltagem de 127 chega às válvulas elas já estão nesta faixa de ~700v. No meu uso um regulador controlador de voltagem facilmente encontrado en sites de compra por ~240 mangos. Vamos ver quantos anos as minhas válvulas durarão... pois tenho o ampli a pouco tempo... Mas será que isto que eu fiz resolve mesmo?

    ResponderExcluir
  3. O "potenciômetro" na verdade é uma chave de impedância (4 ou 8 ohms). Quanto à tensão alta, não é por isso. Aqui em Blumenau a rede é 220V e geralmente nem chega a isso. Mesmo com essa entrada (mal chegando a 220V), ele dá essa tensão acima de 700V. Isso vem do projeto do amplificador mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Tenho muito interece em adiquirir um amplificador duovox 150b,porém fico em duvida devido a esse problema de tensão acima relatado,tem solução sem perda de potência e qualidade do timbre original? e quanto custaria esse serviço para deixaro mesmo na tensão adequada!!!!

    ResponderExcluir
  5. Tenho um amigo que tem 02 ampli DOUVOX um alltube 120b e um DOUVOX 150B igual a esse quê você arrumou,estou querendo comprar os dois, os mesmos precisam de uma geral completa qual seria o valor médio destes amplis,só para eu ter uma noção de preço a pagar!!!tu arruma equipamentos de outros estados,e qual o procedimento para este serviços!

    ResponderExcluir
  6. Pelo que uma pessoa muito especializada me explicou, esses 700 v na placa não apresenta problemas. Vai a explicação:

    O fato de aguentar ou não uma voltagem maior de placa, está na impedância do primário do trafo de saída.Se vcs tomarem a EL34 como exemplo, vão ver que ela suporta 700V na placa, se a impedância de placa a placa for 11K. O mesmo ocorre com a 6L6GC(e só com ela), aumentando a impedância PP eu posso aumentar a voltagem de placa, pois a corrente vai cair e possibilitar manter dentro da dissipação de placa nominal(porém no esbarro), desde que se mantenha uma voltagem de segunda grade com a metade do valor.Esse recurso foi usado nos modelos A100/102 e A200/201, com EL34.No projeto dos Duovox, foi usado esse artifício, baseado nas curvas da 5881, que é a versão de luxo das 6L6GC.Se vc pegar as curvas da 5881(Tung-Sol), verá que tem demonstrado até 700V de placa.Na realidade, os Duovox chegam até 650V de placa.

    O que leva a usar uma ou outra configuração é vida útil, principalmente.Usando a lei de um tal de OHM, se vc baixa a voltagem, para manter a mesma potência(no caso dissipação de placa), vc precisa mais corrente.Já com voltagem maior, a corrente circulante é menor para mesma potência, o que permite avançar um pouco mais na curva da válvula e extrair watts extras. Assim, a válvula desgasta mais lentamente seu catodo. Não é tão difundido o uso porque as voltagens maiores acarretam o uso de capacitores mais caros, trafos com isolação maior e portanto, mais caros também, além do perigo maior em trabalhar com voltagens mais altas.Para mim não há o menor problema, mas para o pessoal mais curioso que adora fuçar, fica meio letal.Isso aí.Repare que com 3,8K e 500V na placa, tem 125mA por válvula e 70W de potência.Com 11K, 750V na placa, 375 na grade, tem 85 mA por válvula, 90W.Quanto maior a corrente de catodo, mais rápido se forma o óxido que acaba por impedir o funcionamento da válvula(catodo não gasta, oxida e isola a corrente), devido ás poucas moléculas de ar ainda existentes na válvula.Quanto mais perfeito o vácuo da ampola, mais qualidade tem a válvula.Os 11K é para fazer funcionar o 3º elemento da lei de ohm.O grande cuidado é que com voltagens tão críticas o circuito deve ter certas sofisticações, senão passa do ponto e pifa.Abcs.

    ResponderExcluir
  7. Pela teoria isso funcionaria, e pela prática, também funcionaria perfeitamente com válvulas fabricadas há 40 anos ou mais. Quanto se tem válvulas NOS em bom estado e disponíveis para usar, ótimo: não precisa alterar nada. O fato é que as 6L6 fabricadas atualmente não aguentam isso. Já tentaram colocar válvulas chinesas em um amp com tensão de placa igual ou acima de 500V? Ninguém teria coragem de deixar o amp ligado por mais de 10 segundos, pois parece que vai explodir (se não acreditam, façam o teste). Imagine então nos 740V desse Duovox? Mesmo as válvulas russas atuais ditas como "boas" sofrem muito com isso. Em amps com essa tensão, você ouve nitidamente um barulho de vidro trincando e se percebe um calor infernal saindo quando se aciona o stand by. Isso por si só já é indício de que algo não está correto. Infelizmente os tempos mudaram, e a qualidade de alguns produtos (leia-se válvulas) também mudou.

    ResponderExcluir
  8. Só para complementar: a explicação dada no outro post pelo Anônimo está correta. Porém, o fato é que essa tensão alta de 740V (por menor que seja a corrente e consequentemente a potência dissipada), realmente leva as válvulas a trabalharem num ponto de operação crítico, onde ficam susceptíveis a arcos voltaicos entre os elementos internos. Como disse, quando se usa válvulas de fabricação atual dá pra ouvir nitidamente o barulho mecânico delas fritando, o que não aconteceu com válvulas NOS que testamos. E isso foi feito em vários outros amplificadores com tensão +B alta, sempre com os mesmos resultados. Quem quiser usar assim mesmo, vá por sua conta e risco e ouça também as suas válvulas novas fritando. Não recomendo.

    ResponderExcluir
  9. Como e a ligação da chave on off desse ampli ela tem 3 pinos certo,valew!!!

    ResponderExcluir
  10. Pessoal vcs não teriam os esquematico desse amp pra me arrumar não? ficaria muito grato! tenho uns mais esta com alguns problemas! pra mandar pera vcs ai fica inviavel pois sou de GO! se tiverem blz! ou então me indiquem quem possa ter! na Net não achei ninguem q tenha! abço e obgado! joelitonjunior@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Um técnico com muita experiencia nesse amp disse que o trafo do 150b aguenta 4 x 6550. O 150g não suporta devido ao numero de valvulas de pré. O 150b, aguenta. A principio ele contradiz o que vcs postaram. Quem está com a razão? Não queria descobrir queimando o trafo. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz tenho um Duovox 120b investi em válvulas novas JJ tesla,,,, porém até hoje não mandei reforma por conta dessas dúvidas resolvi deixar ele de decoração infelizmente!!!

      Excluir
  12. Amigo, acabei de pegar um Duovox 100B na troca de alguns equipamentos e quero restaurá-lo. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  13. TINHA VONTADE DE CONSEGUIR UM PARA CONTRA BAIXO

    ResponderExcluir
  14. Bom dia sou clebio, posso usar 4
    6l6gc no duovox 150g ?

    ResponderExcluir
  15. tenho um g150, posso usar valvulas el84?

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, meus dois A201 estavam guardados no baú por cerca de quatro anos, e hoje tirei-os do arquivo e os liguei para ouvir uns rock clássicos, os caras mandaram bem só que notei diferença no som, uma significativa perda de potência; Será que o longo tempo inativo provocou esse problema? Outra coisa; as 6L6 não estão fumegando como antes. Alguém pode me ajudar explicando o que pode ter causado isso? Obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, meu velho, tudo bem? Então, talvez você nem leia meu comentário, mas de qualquer forma, vou escrever.
    Meu nome é Fernando, e eu comprei um amp Giannini Duovox 50G, que é um combo, algum desgraçado removeu o painel frontal onde vão os Knobs e substituiu por uma coisa que no mínimo devo dizer que é um trabalho porco!
    Eu gostaria de te perguntar se você conhece alguém que vende esses 'plates'/painel. Esses tempo eu vi no ML um cara vendendo a carcaça de um Duovox 50G, mas não tenho o contato dele. Cara, se souberes de alguém que vende ou faz essas peças, por favor, me avise pelo Whatsapp? (54) 9 9993 3592.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir