Raridade esse amplificador. Possui 3 canais, 5 válvulas de pré estilo 12AX7 (não sei precisar se originalmente são todas 12AX7 ou se são misturadas com 12AT7 e 12AU7 também) + 2 x 6L6. Chegou aqui para revisão geral.
Esse projeto é curiosamente "mal projetado". Foge a muitas das boas práticas recomendadas à construção de amplificadores valvulados, entre elas, a de se colocar a(s) entrada(s) de instrumentos o mais longe possível do trafo de força para evitar problemas de ruído, pois no caso desse Sonelli a entrada dá de cara com a fonte. Além disso, a distribuição de vários dos componentes favorece a aparição de ruídos e oscilações parasitas, pois não segue um padrão recomendado. Na minha humilde opinião, um projeto feito por amadores...
O som possui bons graves, graças a um enorme trafo de saída.
Veio ainda com o estágio de potência e bias montado de maneira absuramente estranha, embora dê para ver pelo estado dos componentes que parece ser original ou pelo menos que tenha sido modificado há mais de 30 anos.
Veio ainda com o estágio de potência e bias montado de maneira absuramente estranha, embora dê para ver pelo estado dos componentes que parece ser original ou pelo menos que tenha sido modificado há mais de 30 anos.
Foram feitas a revisão, correção no estágio de potência, modificação de um canal para usar com o baixo, inclusão de chave seletora de impedância e instalação de cabo tripolar.
Seguem mais fotos:
www.jwtubes.blogspot.com
ola amigo... estou pra negociar um desses pra baixo, que modificaçoes sao necessarias? e sao realmente necessarias? pois o dono atual me disse q ele ja é pra baixo, e tenho tambem a caixa original, sera q ela precisa de modificaçoes tbm? vlw
ResponderExcluirAs modificações geralmente são feitas para suprir alguma deficiência no timbre e para se adequar mais ao gosto de quem está usando. Se ele está soando bem pra você, talvez não precise mudar nada.
ResponderExcluirPorém quanto a upgrades e revisão, isso sim é extremamente recomendável em amplificadores antigos como esse. Por exemplo: troca de capacitores velhos por novos (importados, de preferência), verificação da fiação, limpeza de soquetes e potenciômetros, troca de válvulas, instalaçãoo de cabo AC com aterramento, etc, etc.
certo, o antigo dono tem curso de mecatronica, ele trabalhou este lado do amp, a um tempo atras... o cara usava numa guitarra o amp., isso é um problema pra ligar num baixo agora entao?
ResponderExcluirtem algum contato tipo msn pra podermos trocar uma ideia cara?
ResponderExcluirUma breve história da Sonelli que produzia de acordeões, violões, cavaquinhos, guitarras, baixos e amplificadores na cidade de Canela, na serra gaúcha. Os acordeões tinham muita preferência pelos músicos. As guitarras e baixos eram boas e bonitas, com um design próprio, meio esquisito às vezes. A linha de guitarras mais destacada era a semi-acústica Violitarra com as versões Hispana e San Remo. A versão mais sofisticada da Violitarra tinha pré-amplificador alimentado por uma bateria de 9V, inclusive com vibrato. Uma novidade e tanto para a época. Os captadores eram acionados por chaves de teclas. O baixista dos Los Hermanos utiliza um baixo Violitarra Sonelli. Os amplificadores da Sonelli não tinham muita preferência. Lá pelos anos setenta a fábrica incendiou. Perda total, para eles e para os músicos. Guitarras da Sonelli são hoje procuradas por músicos colecionadores e saudosistas. Quem tiver maiores informações, fotos contatar com aw.schreiber@rocketmail.com
ResponderExcluirOlá, eu herdei um desses e não sei pra q serve o botão fase. Podes me ajudar? Obrigado
ResponderExcluirOlá amigo, me interesso em ter um amp desses, se você quiser passar o seu adiante, me escreva. robertc@terra.com.br . Abraço,
ExcluirAdquiri um deste amplif. sonelli..valvulado..preciso esquema elétrico..se alguem puder ajudar..nedirlima@Gmail.com..01451998993449.
ResponderExcluirBom dia amigo. Tenho um desse mas e o100,4. 2canais para vender f054984478514
ResponderExcluir