domingo, 10 de abril de 2011

- Capacitores eletrolíticos em amplificadores com mais de 30 anos

 

Os capacitores eletrolíticos acima são os encontrados na maioria dos amplificadores nacionais dos anos 60 e 70 (Giannini, Palmer, Phelpa, CSound, etc). Guardo eles para mostrar aos clientes que não levam a sério ou não acreditam que o tempo de vida útil de capacitores é, em média, 20 anos. Isso vale para os capacitores não polarizados também (usados no circuito de áudio). Muitas vezes, um capacitor da fonte beirando o fim da vida pode entrar em curto e levar à queima do trafo de força se o fusível não estiver corretamente dimensionado (lembrem-se que um fusível para ligação em 220V deve ter metade do valor do que se usa para 110V. Ex: se o aparelho pede 3A para 110V, deve-se usar 1,5A em 220V). O seu amplificador vai agradecer se os capacitores velhos da fonte ou de bypass forem trocados, principalmente se os novos forem de primeira linha (Sprague Atom, F&T, JJ, Illinois, Xicon, etc).

Falando agora dos capacitores não polarizados (onde passa o sinal de áudio): se o amp vintage está até funcionando mas apresenta ruídos intermitentes, estalos, chiados, etc, há 90% de chance de ser por causa de capacitores velhos. Às vezes, é possível encontrar o "culpado" e substituir apenas ele, porém, dentro de pouco tempo o problema acaba voltando em outro ponto, e assim por diante. No fim das contas, é mais prático e mais barato trocar todos eles do que ficar corrigindo paleativamente o problema conforme ele vai aparecendo. Capacitores de boa procedência são extremamente recomendados, como os Sprague Orange Drop, Mallory 150, Xicon, Auricap, Sozo, Illinois, etc.

A quem acha que estaria sendo tirada a originalidade do amp quando se troca os capacitores, pense no seguinte: quando seu amp saiu da fábrica há 40 anos, os capacitores estavam com seu valor nominal (ou perto disso, considerando a tolerância) e em perfeito estado. Logo, se o seu amp está com capacitores quase batendo as botas, ele (o amp) também não está mais como havia sido originalmente projetado.


www.jwtubes.blogspot.com

13 comentários:

  1. olá, gostaria muito que vc trabalhasse no meu amplificador, mas moro longe o que inviabiliza enviar o amp. seria possível vc montar uma placa de power para um tremendão II e enviar por correio junto a instruções para um leigo trocar? grato,

    ResponderExcluir
  2. Por favor, entre em contato via e-mail: jwtubes@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. ola tenho um duovox120g e qdo aumento ele corta o som e fica baixinho um amigo do ramo disse que sao os capacitores que estao estufados!
    alguem ja passou por pareciso?
    socorro !

    ResponderExcluir
  4. Entre em contato: jwtubes@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Sobre o duovox, isso não quer dizer que são os eletrolíticos. Pode ser várias coisas, desde potenciômetro velho até contato ruim que sofre com a trepidação em volumes maires. Só vendo o aparelho.

    ResponderExcluir
  6. Olá Johnny; tenho um tremendão SL que estou mexendo aos poucos e gostaria de saber como poderia cortar o MV e jogar o som do pré direto no power. Somente dezfazendo as ligações do reverb e conectando os cabos de audio que se encontram neste potenciómetro já seria suficiente?

    ResponderExcluir
  7. Quanto aos potenciômetros quais poderia utilizar para substituir os velhos???
    Cara Feliz Ano Novo; Felicidades, Saúde e muitos amp´s para vc trabalhar neste novo ano!!!
    Abração!!!!

    ResponderExcluir
  8. Luiz, pegue um diagrama esquemático mais antigo (sem MV) e faça o circuito de volume igual como consta ali. Sobre os potenciômetros, usamos Alpha ou CTS.

    ResponderExcluir
  9. Gostei do comentário. Será capacitor o q está ocorrendo no Twin Reverb? Haroldo.

    ResponderExcluir
  10. Sou do Rio de Janeiro e tenho um amplificador valvulado da marca EASA (unico referencial que tenho e este) e ele parou de funcioanar tem alguns capacitores estufados e a valvula 80 nao esta acendendo gostaria de saber se conserta e se tem alguma ideia de valor pelo menos por alto para ver se vale a pena consertar.

    ResponderExcluir
  11. ola eu tenho um duovox 120g um tecnico aqui me falou qe tem qe trocar o trafo de força porqe dis qe ese trafo antigo manda muita potencia para as valvulas se usar asim ele diz qe as valvulas nao vao aguentar dis qe tem qe colocar um trafo novo esa informasao e´ verdadeira ou e´ um mito para vender um trafo novo qeria deixar o original mas diz qe nao vai funcionar se puder me ajudar agradeço .

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, estou restaurando um amplificador do projetor bell e howell modelo 385 que também é usado na área musical, estou precisando do transformador de audio e o capacitor de 4 sessões que ele possui, quero saber de vocês onde consigo encontrar essas peças ou se vcs tem p venda. obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Amigos. Adquiri um True Reverber II 1972 com o gabinete em ótimo estado mas a eletrônica horrível ! Muito barulho, ronco, chiados. Reverber com ronco muito alto. Troquei todos os capacitores, eletrolíticos e os comuns. Todos. Limpei os potenciômetros com limpa contatos. Troquei o tanque de reverber pelo Accutronics 9AB3C1B. Amigos o som ficou Fantástico !!! Um timbre inacreditável. Deixa longe os transistorizados. Realmente tudo o que foi mencionado nessa publicação sobre os capacitores é verdadeiro. Vale a pena. Só não consegui capacitores de melhores marcas mas os que adquiri funcionaram muito bem. Obrigado

    ResponderExcluir