terça-feira, 21 de setembro de 2010

- Palmer 120W, anos 70 (modelo P100?)


Amplificador Palmer 120W da década de 70, com 3 x 12AX7 e 4 x 6L6. Dois canais com controles de volume, graves e agudos por canal. No canal dois tem o efeito phaser, bastante interessante.

Desconheço qual o modelo exato desse amp, pois é difícil encontrar informações de amplificadores palmer. Já falaram por aí que seria o modelo P100, mas o esquema elétrico do P100 é bem diferente desse aqui, além de não ter efeito phaser. Se alguém souber, por favor me avise.

Me foi solicitado para reduzir um pouco o ganho e modificar o phaser, pois ele mixava o efeito com muita intensidade e mal se ouvia a guitarra. Quanto ao ganho, modifiquei uns capacitores de bypass e sugeri deixar um canal com uma válvula 12AU7 e o outro com uma 12AX7 para deixar ele mais versátil, com um canal mais clean e outro mais quente. Não dava pra fazer milagres sem trocar ou rebobinar o trafo de força, pois esse amp jogava mais de 510V nas placas das 6L6. As válvulas de saída eram GE (possivelmente as originais dele ainda) e aguentam bem isso. Se fossem válvulas atuais, não durariam muito. Há quem recomende diminuir a tensão de placa através de resistores com grande potência, mas não sou muito adepto a esse artifício, pois já vi casos em que esses resistores não deram conta e queimaram. Realmente tem que ser resistores bem potentes, muitas vezes difíceis de encontrar, sendo necessárias associações em paralelo. Além disso, a introdução de resistência nesse ponto resulta em muita compressão no som, o que pode até ser bom dependendo do estilo tocado e gosto pessoal.

Coloquei um trimpot para controle de intensidade que permite mixar o efeito phaser com a guitarra, deixando-o também versátil, como um pedal. Realmente ficou interessante esse efeito.

No mais, o amp estava bastante original por dentro, exceto os capacitores da fonte que já haviam sido trocados. Ele é interessante para rock, pois possui um som naturalmente saturado e quente, como os Marshall.

6 comentários:

  1. Olá Johnny, Excelente trabalho que você vem executando nos amplificadores ! Acabei de restaurar completamente um Palmer igual a esse, ele é um P100 Série 2 - se você precisar eu tenho o esquema dele ... porém sem o esquema do efeito de Phaser ! Abraços e Parabéns - Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Olá Johnny
    Tenho um palmer igual a este mas é para contrabaixo ele não tem o botão de phaser. Gostaria de saber se há alguma diferença entre os canais. Pois notei que o canal A é mais baixo que o B. E as entradas são low(1) e high(2) ou só firula mesmo?

    ResponderExcluir
  3. As informações sobre os Palmer são raras mesmo. Talvez a diferença de volume entre os seus canais seja por causa do modelo e/ou do estado em que as válvulas de pré se encotram (uma pode estar com mais ganho que outra). Originalmente as entradas 1 e 2 tem diferença mesmo. Basicamente isso vale pra todo amplificador antigo assim.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo, se puder envie o esquema do Palmer para jwtubes@gmail.com

    valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola johnny esse palmer é o P120 de guitarra, a fonte dele joga 480 vots nas placas , porque ele é copia do marshall, e usa El34 na saida , el34 suporta ate 800volts nas placas, a fonte dele tem uma saida de 12 ou 24 volts cc pra alimentar o phaser. veja o esquema do marshall da decada de 60 é o mesmo esquema.
      Att
      Anastacio

      Excluir
  5. Boa tarde!

    Tenho um amplificador de som Palmer modelo P-800, gostaria de vender, mas já pesquisei e não encontro preço e também não tenho noção de preço para ele, sei que ele é do final da década de 80. Tem como você saber quanto ele vale?
    (Obs. ñ valvulado)

    Paulo.

    E-mail: paulo_magnochecchio@hotmail.com

    ResponderExcluir