quinta-feira, 23 de setembro de 2010

- Ipame 121 "Fender Deluxe", anos 60

Amplificador Ipame 121, combo 1x10",  década de 60. Chegou aqui já com seu circuito todo refeito, inspirado no Fender Deluxe (Model 6G3) porém sem Tremolo.

Tem dois canais, com apenas controle de volume e tone por canal, utiliza válvula retificadora GZ34 (podendo ser usado também com retificação SS através de chave), 3 x 12AX7 antigas e 2 x 6V6 Shuguang (argh, chinesas!) na saída. Estava com um velho falante de 10", sem selo, dando um som horrível (provavelmente é um Novik, ainda original).


Foi solicitado para aumentar o ganho do canal Normal, que havia sido demasiadamente diminuído por outro técnico para evitar distorção. O amp chegou com um som extremamente distorcido, posteriormente atribuído a uma das válvulas 6V6 que não estava funcionando (fujam das válvulas chinesas!). Após revisão geral, testamos com uma 6V6 RCA NOS e o som voltou ao normal.

Depois disso, foi instalado um alto falante Eminence Legend de 10", já usado, e o som como um todo mudou da água pro vinho!

Como sempre, sugiro colocar um bom falante nesses amplificadores nacionais antigos. Seus ouvidos agradecerão.

Após o trabalho, saiu assim:

4 comentários:

  1. Olá,
    Então, achei um IPAME 121 no lixo nesse semana.
    A parte de madeira tem que ser substituida, a eletrica tem que testar. Vc sabe onde acho o esquemático dele. Creio que esteja original.
    Abraços
    meu e mail é andreamanajas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. oi amigo, tenho um ipame com vibrato,+ as valvulas dele foram todas pro saco rsrrs como faço para comprar estas valvulas novamente ja que as dele estão 100% apagadas? por favor me ajude

    ResponderExcluir
  3. td bom? Adiquiri um ampli desses, modelo 121 giannini.Eu posso colocar 12ax7 atuais? A 6v6 posso trocar por outra válvula?
    como dou um ganho nele? Grato se quiserem podem me dar a dica no e-mail, vlw: gustavosolo10@gmail.com

    ResponderExcluir