Amplificador com dois canais, com controles de Volume, Treble, Middle, Bass e chave Bright por canal. Usa 3 válvulas no pré e 4 x 6L6 na saída.
Chegou aqui assim, queimando fusível:
Após inspeção visual e diagnóstico, constatamos que uma das 6L6 estava queimada. Retiramos ela e o amp voltou a funcionar normalmente. Porém, foi recomendada uma revisão do circuito, para verificar se havia danificado mais algum componente.
Ao medir as tensões de placa das 6L6, encontramos valores na ordem de 740V, o que sustenta a afirmação de que os Duovox (120G ou 120B pra cima) têm a fama de fritadores de válvula. Como a maioria das 6L6 atuais aguenta entre 450V e no máximo 500V, não é surpresa que logo queimem após serem submetidas a 740V! Antgamente (anos 60/70), isso não era problema, pois as RCA originais aguentavam muito bem essa tensão alta. As 6L6 que estavam nele eram Svetlana, e até duraram demais (segundo o dono, uns 2 ou 3 anos). Se colocar válvulas chinesas, elas derretem quase que na hora! Existem algumas soluções para resolver esse problema, entre elas usar 2 x KT88 ou 2 x 6550 na saída. Tem a vantagem de a potência ficar quase a mesma do que 4 x 6L6 e de quebra ter uma resposta de grave muito melhor. Porém, dá pra colocar no máximo 2 dessas válvulas, pois a corrente de filamento não seria suportada pelo trafo de força (a não ser que se use um trafo menor só para esse filamento).
Se você tem um Duovox fritador de válvulas (120G ou 120B pra cima), entre em contato para ver as sugestões de melhoria para essa tensão alta. Isso vale para outros amplificadores no estilo, como alguns modelos Palmer e CSound.
Após o trabalho, ele saiu assim: