quinta-feira, 27 de maio de 2010

- Marshall Major Bass JW Tubes (clone)

No meu post anterior (clique aqui e veja o post anterior) falei do CSound que tinha os trafos gigantes. Pois bem, após reformar o outro CSound conforme o original, me utilizei do chassis, transformadores, e painéis de acrílico do CSound que sobrou para construir um Marshall Major 200W. Todas as outras peças foram direto para a lixeira.

Conheço três versões do Marshall Major 200W, sendo que uma era para guitarra, outra para o baixo e outra para PA. A que fiz foi a versão para o baixo, que difere muito pouco da versão para guitarra (até cheguei a fazer conforme a versão para guitarra apenas para ver como soava, mas acabou ficando definitivamente a versão para o baixo).

Enfim, vamos às fotos.









Após tratamento e limpeza do chassis, ele foi pintado de preto. Todos os soquetes de válvulas utilizados eram cerâmicos novos. Dei um pequena aumentada nos valores dos capacitores, para evitar o hum de 60Hz. Todas as chaves são novas, bem como todos os demais componentes, jacks, potenciômetros, knobs, fiação, etc. Adaptei os dois trafos monstruosos para uma nova acomodação horizontal, para otimizar o espaço (obviamente precisei cortar o chassis para acomodar esses trafos). As válvulas eram quatro KT88 Electro Harmonix casadas e as de pré eram todas JJ/Tesla (1 x 12AU7 e 2 x 12AX7). Fiz um novo gabinete menor e com material de acabamento todo novo também.

Usei ele com a velha caixa Hartke VX410. O set tinha um som maravilhoso para o baixo. Extremamente vintage e com os graves muito bem definidos, graças às KT88. O único problema era o transporte. Os dois eram enormes!

Só de trafos, tinha 20 kg no cabeçote. Fora o resto dos componentes, gabinete, etc... A própria caixa Hartke já pesava uns 35 kg.

A quem possui um CSound com esses trafos gigantes, está aí a dica para transformar num Marshall Major 200W. A vantagem que vejo está na utilização das KT88, que tem um som maravilhoso para o baixo. Se você é baixista e procura um som vintage com ótimo grave e não se importa em carregar peso, é uma ótima pedida. Agora se você é guitarrista e não toque regularmente para 20 mil pessoas em estádios de futebol ou outros locais desse tamanho, acho desnecessária a conversão.

4 comentários:

  1. Um hand made me ofereceu 1 clone marshall major com 4 valvulas de potencia e 120 watts rms. O que vc acha?

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de comentar: tenho um falante de 15 e estou pensando em fazer uma caixa p/ele, praticamente toco todos os finais de semana e quanto menos peso melhor! Será que rola?

    ResponderExcluir
  3. Para que seria? Baixo ou guitarra? Se quer algo prático e leve, talvez não seja a melhor escolha.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo,interessantíssimo seu blog, parabéns! Gostaria que voce me emprestasse um pouco de seu conhecimento e me esclarecesse umas dúvidas: fiz umas trocas de umas bagunças que não usava aqui em casa, e nas trocas adquiri um amplificador cs sound igualzinho ao seu e com uma caixa própria dele e da época, com seis falantes novik impecavelmente conservados, tanto o cabeçote quanto a caixa! É realmente assustador a qualidade de som ao plugar minha guitarra nele, recomendo a qualquer guitarrista viver essa experiência, minha dúvida é: quanto será o valor venal dele? Quais os cuidados que devo ter com ele? Obrigado, e por favor me responda, meu email é dieterschafer@gmail.com, meu nome é díter, muito obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir