quinta-feira, 27 de maio de 2010

- CSound 100W (1970)

Amplificador valvulado tipo head de fabricação nacional com a inscrição C.S. Sound Eletrônica Indústria e Comercio LTDA. Não consta nada a respeito de qual é o modelo.



Ele possui cerca de 100W, usa quatro válvulas 6L6, inversora 12au7, e duas 12ax7 no pré. Tem 2 canais, sendo que um só tem controle de Volume e o outro tem controles de Presence, Bass, Medium, High e Volume.

Seu circuito é baseado no Marshall Major 200W, porém, usa válvuas 6L6 ao invés das KT88, fornecendo menos potência e menos grave (além de possuir umas minúsculas alterações no circuito).

O estado desse amplificador quando ele chegou para mim era desanimador. Veja a seguir algumas fotos dele.






Conheço esse modelo CSound com dois tipos de transformadores diferentes, tanto de força quanto de saída. Esses que aparecem nas fotos acima são os modelos Willkason menores (do tamanho padrão de amplificadores de 100W, para a época). O outro modelo utilizava uns trafos monstruosos, que pesavam 10 kg cada (também eram Willkason). Não me recordo dos modelos desses trafos, mas eu sei que o CSound que tinha os trafos maiores pode ser convertido para o Marshall Major 200W, que usa quatro KT88.

Como eu possuía dois CSound, sendo que um tinha os trafos menores e outro tinha os trafos gigantes (além de que ambos estavam meio detonados), resolvi juntar as peças dos dois e restaurar um CSound conforme o original e construir um Marshall Major a partir do chassis e trafos do outro que sobrou.

Após a reforma de um deles conforme o original, ele ficou assim:








Esse CSound acima foi o que restaurei conforme especificações originais, e ele ficou com os trafos "menores" conforme pode ser observado nas fotos.

A partir chassis e dos trafos maiores que sobraram, construí um Marshall Major de 200W com 4 x KT88. Criei um novo post com a construção do Marshall Major clone (clique aqui e veja).

4 comentários:

  1. Qtos ohms de saida normalmente este ampli tem? 4,8,16?

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo,interessantíssimo seu blog, parabéns! Gostaria que voce me emprestasse um pouco de seu conhecimento e me esclarecesse umas dúvidas: fiz umas trocas de umas bagunças que não usava aqui em casa, e nas trocas adquiri um amplificador cs sound igualzinho ao seu, impressionante como são idênticos, pensei até que fosse o meu! e com uma caixa própria dele e da época,com toda a fiação e soldas da época e em perfeitíssimo estado com seis falantes novik impecavelmente conservados,com os selos novik-instrumentos musicais de época , enfim, impressiona pelo estado de conservação do cabeçote e da caixa! É realmente assustador a qualidade de som ao plugar minha guitarra nele, recomendo a qualquer guitarrista viver essa experiência, a impressão que me dá é que cada um dos seis falantes reproduz o som de cada corda diferente de minha guitarra, definição de timbre, graves ,médios e agudos surreais, o peso dos graves fez os copos no escorredor de louça da minha ca vibrarem todos....sem distorcer ou rachar......estou durante o trabalho e á noite sem tirar esse set da minha cabeça....minha dúvida é: quanto será o valor venal dele? Quais os cuidados que devo ter com ele? Obrigado, e por favor me responda, meu email é dieterschafer@gmail.com, meu nome é díter, muito obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um de 100w é outro de 200w
    Adoro ambos

    ResponderExcluir
  4. Emocionante saber que ainda existem e talvez eu tenha montado algum deles. Trabalhei na CS Sound Eletrônica ( Carlos - Salvatore , o nome dos sócios) por uns meses em 1975( até onde me lembro) e montei alguns.

    ResponderExcluir