domingo, 23 de janeiro de 2011

- Fender Hot Rod Deluxe, 1999, made in USA

Apareceu recentemente um Fender Hot Rod Deluxe para revisão.


Esse aqui é o modelo mais antigo, ainda fabricado nos EUA (os atuais são Made in Mexico). É de 1999. O dono dele tinha recém trocado as válvulas de pré e trouxe para uma revisão.

Abaixo seguem umas fotos:

 
 

Como comentário pessoal, posso dizer que ele tem construção aparentemente robusta para um amp de "linha de montagem". O falante Fender by Eminence responde bem. O amp tem dois canais: Clean e Drive.

O canal Clean até que pode ser chamado de "razoável". Não chega nem perto de um vintage blackface ou silverface, mas quebra o galho. Já o canal Drive é uma piada. Péssimo mesmo! (minha opinião).

A construção usa PCB, com soquetes de válvula montados nas placas, vários relés, cabos paralelos e vários outros componentes modernos. Prefiro circuitos vintage (ponto a ponto), pois são mais simples e tem menos componentes no caminho do sinal de áudio. Não é o caso desse circuito...

O que chamou a atenção nesse amp é o reverb. Realmente o efeito tem um som bem legal e o controle atua muito bem. Todos os jacks e potenciômetros parecem bem fortes. Outro ponto é que parece que ele tem bem mais do que os 40W nominais (fala bem alto!). Porém, quantidade não significa qualidade.

Após revisão e limpeza, saiu assim:

 

7 comentários:

  1. Meu caro, eu tenho um meteoro vulcano com dói falantes 12' e uma válvula no pós. Gostaria de saber se tem como colocar mais válvulas no pós e adicionar válvulas no pré? Se sim, fica muito caro? Eu gosto da potência que ele oferece, mas acho o timbre saturado pouco denso.
    Át.,
    Márcio Moraes.

    ResponderExcluir
  2. Provavelmente os trafos não suportariam mais válvulas. Teriam que ser substituídos também. Além disso, tem que ver se haveria espaço físico suficiente para acomodar as novas válvulas. Não compensa financeiramente.

    ResponderExcluir
  3. Por favor, eu tenho um Fender Hot Rod Deluxe (Made in México com falante Eminence) e estou há algum tempo tentando encontrar algum comentário como o que você postou para tentar encontrar uma solução para - como posso dizer - certa insatisfação com o meu amplificador. Ele tem algumas restrições relativas a timbre (acima do volume 5 - apesar de eu não achar importante tocar tão alto, ele simplesmente não tem muito mais a oferecer, além de outros sintomas como os comentários que você fez sobre o canal drive, os quais concordo plenamente). Recentemente toquei num Blackstar Artisan 15 (o vendedor me disse que ele é manufaturado ponto a ponto) e realmente eu senti que era muito interessante este amplificador. O que você sugere, vendo o meu Hot Rod e busco outra alternativa? Qual modelo você indicaria? Seria importante a sua opinião, pois pelo que vi no seu Blog, você tem grande experiência em amplificadores valvulados.

    Paulo Rogério (São Paulo)

    ResponderExcluir
  4. Rogério, tudo depende do som que você está buscando: se for pra ter um clean em volume alto, tem que ser um amp maior, de 50W pra cima. Se for um amp pra gravação ou para tocar blues/rock em casa ou locais pequenos e aproveitar o drive de válvulas saturando, um amp menor (até uns 15W) seria o ideal. Se quiser um intermediário entre os dois, um de uns 30W seria bom. Isso falando bem por cima, usando apenas a potência como parâmetro. Existem vários outros que devem ser levados em consideração e logo escreveremos sobre isso.

    ResponderExcluir
  5. Ola !! Boa tarde !! Eu tenho um Rot Ros deluxe e fui trocar as volvulas do pré e percebi que o circuito da valvula V1 Tem duas trilhas rompidas é normal do projeto ou deu problema ? Obrigado !!

    ResponderExcluir
  6. Faala mano, blz. Tenho um desse, igualzinho, mas está com problema no drive. Nunca uso o canal de drive pois curto muito o clean, mas quando toco, do nada ele vai pro canal de drive sozinho...... o quê deve ser isto? sera que consigo inutilizar o canal de drive deixando só o clean? Valeu.

    ResponderExcluir
  7. Boa postagem, muito clara.. Vc acredita haver muita diferença entre os hot rod made USA e os made MEXICO na questão do timbre e durabilidade? Abraço!

    ResponderExcluir