Ótimo vídeo mostrando como era a "eletrônica de antigamente" e as principais aplicações das válvulas:
terça-feira, 4 de outubro de 2011
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
- Giannini Tremendão 3, anos 70
O amp chegou aqui em péssimo estado. Provavelmente não havia sido ligado há anos e o dono fez a coisa certa em trazer para revisão antes de tentar ligar. Caso houvesse algum curto ou coisa assim e o fusível não estivesse dimensionado, certamente queimaria no mínimo o trafo de força.
Foi feita uma boa revisão e trocados os capacitores da fonte por novos (com valor maior em uF), além de vários outros componentes que estavam com problemas na fonte e preamp. Chegou assim:
Além da manunteção rotineira pra lhe trazer de volta à vida, foi consertado o efeito Tremolo, modificado o Canal 1 para usar com o baixo e as válvulas de saída foram trocadas por novas.
Foi feita também a limpeza do chassi, pois estava extremamente enferrujado. É possível verificar na foto abaixo o andamento da limpeza e a diferença que proporciona:
Saiu assim:
www.jwtubes.blogspot.com
sábado, 1 de outubro de 2011
- Bugera 333
Head Bugera 333, 120W, 3 canais (clean, crunch e lead). Montagem em linha, com placas de circuito impresso.
As válvulas não estavam acendendo. Ao abrir e inspecionar, verificamos que o conector que liga o filamento do trafo de força para a placa estava derretido e perdendo contato, conforme abaixo:
Esse é um problema bastante comum nesse Bugera, pois usam esse conector barato para um cabo onde passa uma corrente alta (filamento das válvulas). O resultado não podia ser outro: super aquecimento.
Foi soldada essa fiação diretamente na placa e o problema estava resolvido:
Esse é apenas um dos motivos pelo qual não gostamos desse tipo de montagem industrial, com placa de circuito impresso, etc. É muito mais rápido e barato para o fabricante fazer assim e apenas ir conectando as placas/partes na hora de montar. Porém, como consequência, está muito mais sujeito a acontecer esse tipo de problema, uma vez que se torna uma "corrente com mais elos" que podem ser rompidos.
Além disso, os dois LEDs do Power e Stand By (sim, usam LED mesmo!) estavam queimados, pois eram de péssima qualidade. Se um fabricante economiza alguns míseros centavos num componente tão barato, algo deve estar errado...
Nada como a montagem ponto-a-ponto ao estilo vintage, com componentes de qualidade e circuito simples... Além da durabilidade, a sonoridade é inigualável.
Mais fotos abaixo:
www.jwtubes.blogspot.com
Assinar:
Postagens (Atom)