quarta-feira, 25 de agosto de 2010

- True Reverber II, ano 1972

Giannini True Reverber II, ano 1972, 50W, combo valvulado com 1x12". Inspirado no Fender Super Reverb Amp blackface, porém num formato mais econômico, devido à utilização de apenas um falante de 12" (o Super Reverb usava 4x10"), inexistência de válvula retificadora, ausência do canal 1 (clean) e ausência do controle de médios. Essas são as principais diferenças, mas existem outras menos significantes no circuito. Tem os efeitos Reverb e Trêmolo.

Esse amp chegou apresentando vários ruídos. Ao abrir, verifiquei que ele estava extremamente original por dentro (o que pode ser bom, pelo fato de demonstrar que não foi cobaia para muitos experimentos muitas vezes mal sucedidos; mas também ruim, devido ao fato dos capacitores serem todos originais e com quase 40 anos de vida...).

O amp chegou assim:


Foi feita a troca de todos os capacitores, colocado o Jewel red novo, alça nova, cabo AC tripolar, inclusão de chave Stand By no lugar da chave de Fase.

Embora os ruídos tenham diminuído, não foram eliminados por completo. Após algumas horas de stress, descobri que o problema estava no soquete da válvula V3. Corrigido isso, foi só consertar o Trêmolo, testar com válvulas novas e ir pra galera (como diria o Seu Boneco). Vida nova ao True Reverber!

Porém, como sempre, sugiro trocar todas as válvulas, pois estão cansadas e nem se sabe sua procedência. Além disso, como sempre também, sugiro a troca do falante Novik de 12" (que de "falante" só tem no nome, pois não fala nada) por outro melhor. Se quiser mais headroom, seria interessante um falante de guiarra com potência maior (uns 150W). Se quiser som mais british, um Eminence Legend 12" cairia muito bem.

Após o trabalho, ele saiu assim: