quarta-feira, 14 de outubro de 2015

- Fender Bandmaster 5C7, original de 1953

 
Finalmente saiu a postagem do Fender Bandmaster 1953.

O circuito/chassi é o modelo 5C7, número de série #0088. Amp extremamente raro. Coisa que não se vê todo dia.

Esse amp era de um amigo que o tinha já há uns 15 anos. Chegou aqui só o chassi, válvulas e falantes. Tivemos que fazer um gabinete novo, e acabamos por obtar em fazer uma réplica exata do gabinete do Bandmaster 1955~1956 (5E7), por dois motivos: 1) Já tínhamos os 3x10" Jensen P10R alnico que vieram com ele; 2) Apostamos que a configuração 3x10" soaria mais interessante que 1x15" (original do 5C7 de 1953).

O gabinete é uma réplica exata, em pine wood americano seco em estufa e com montagem dovetail, tweed de algodão laqueado, tecido ortofônico oxblood e todo hardware original Fender.

Tem 25W, dois canais, dois controles de volume, grave e agudo. O som desse amplificador é simplesmente maravilhoso (vídeos abaixo). Foram utilizados adaptadores para poder usar as válvulas de pré/inversora do tipo 12AX7 (9 pinos), pois as 6SC7 (8 pinos) originais tendem a ser ruidosas e não encontrei nada decente para colocar ali. Com os adaptadores não foi preciso mexer no circuito, e pode-se voltar a usar 6SC7 quando quiser.

Obviamente precisou de alguns reparos ao longo do tempo, como os capacitores eletrolíticos (Sprague Atom) e alguns outros componentes. Todas as válvulas são novas.

Vídeos (com um pouco de ruído de fundo, por falta de aterramento no estúdio e a esteira da caixa da bateria vibrando):





Algumas fotos abaixo:















www.jwtubes.blogspot.com

Curta nossa página no Facebook: clique aqui