terça-feira, 9 de julho de 2013

- Reconstrução de um Gibson GA-40, anos 50

Recebemos o desafio de reconstruir um amplificador Gibson GA-40, dos anos 50. Como não é um amp muito conhecido, abaixo segue a foto de um original.


Aproveitamos para mostrar dois vídeos do GA-40 original para sacar a sonoridade.

 

Abaixo segue a foto de como chegou para nós. Foi aproveitado praticamente apenas o chassi, indutor de filtro, alguns jacks P-10 e poucos resistores carbon comp.

 

Os capacitores eletrolíticos estavam vazando e os de sinal em péssimo estado, então foram trocados por novos (JJ caneca na fonte e a maioria dos de sinal foram colocados Sprague Orange Drop).

O chassi foi endireitado e os novos componentes (incluindo novos trafos) foram instalados.

O cliente preferiu que fosse mantido o visual vintage, com a ferrugem. Optamos também por fazer a montagem true point-to-point (sem placa), como era feito nos anos 50. Saiu assim:

 


Esse chassi era da versão mais antiga do GA-40, porém optamos por fazer a versão posterior, cujas válvulas são de mais fácil aquisição e o tremolo é mais versátil. Para isso, precisamos adaptar algumas modificações no painel, como, por exemplo, substituição de um dos jacks de entrada para acomodar o potenciômetro de intensidade do tremolo (o modelo antigo não tinha controle de intensidade).

O cliente optou por fazer o gabinete por conta própria, então nosso trabalho finalizou no chassi e circuito mesmo. O chassi finalizado foi enviado junto com um falante Jensen MOD 12-50, que casou muito bem com o amp.


Foram instaladas duas 6V6 e uma 12AX7 JJ/Tesla, retificadora 5Y3 RCA (NOS), 6SQ7 Raytronic (NOS) e duas 5879 RCA (NOS).

O resultado sonoro final ficou bem interessante, como nos vídeos (não espere o som clean ao estilo Fender nesse amp, pois será frustrante). Está mais para "The Chocolate Godzilla", como o cara cita no primeiro vídeo.

Abaixo segue o esquema utilizado: