segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

- Principais tipos de amplificadores de áudio

(publicação original: Jornal Ícone - Ed. 196 - Jun/2012) 


Os amplificadores de áudio são classificados em seis formatos distintos. Suas principais características estão listadas a seguir em ordem crescente de complexidade.  

Monobloco ou simples
 
Geralmente usado quando se deseja obter independência física ou isolamento elétrico entre unidades (canais direito e esquerdo, por exemplo). São muito utilizados para alimentar caixas acústicas na sonorização de eventos e mesmo por músicos para amplificar instrumentos musicais onde não há necessidade de dois canais simultâneos.


 

Estereofônico ou dois canais

A configuração mais comum, largamente utilizada em sonorização doméstica e fones de ouvido, além de gravação e monitoração em estúdios. A principal característica é a presença de canais (geralmente direito e esquerdo) sendo processados num mesmo dispositivo amplificador.


Monobloco duplo

Além da configuração estereofônica onde os dois canais se encontram num mesmo dispositivo, existe ainda a possibilidade de ambos os canais serem processados em dispositivos amplificadores distintos estando isolados eletricamente um do outro com o intento de evitar possíveis problemas de interferência mútua.

 
Multicanais

Geralmente são três, quatro, seis e até oito canais processados num mesmo dispositivo. Amplamente utilizados em salas de cinema e sistemas caseiros de home cinema, proporcionando maior realismo aos ouvintes.


Integrado

Possui um circuito pré-amplificador integrado a um amplificador de potência num mesmo dispositivo. É o amplificador convencional Hi-Fi (alta fidelidade), muito utilizado em aplicações domésticas. Apresenta os controles e funções no próprio dispositivo, evitando a necessidade de aquisição de um equipamento pré-amplificador individual. Como os circuitos utilizados no estágio pré-amplificador costumam ser bastante sensíveis e susceptíveis à interferência, esses podem ser prejudicados devido aos elevados campos magnéticos provenientes do estágio de saída. Dessa forma, um bom projeto torna-se extremamente necessário.



          
Gabinete ativo

O amplificador de potência é construído dentro do gabinete acústico que comporta o alto-falante. Possui como vantagem a redução de problemas de conexão e cabeamento entre amplificador e alto-falante devido ao fato de esses estarem fora do alcance do usuário. Outras vantagens são a redução do volume físico e do custo total devido à utilização de apenas uma carcaça envolvendo o sistema completo. São também largamente utilizados por músicos para amplificar instrumentos musicais, proporcionando economia e praticidade.
 

(publicação original: Jornal Ícone - Ed. 196 - Jun/2012) 

 

 www.jwtubes.com.br 

 



segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

- Fender Twin Reverb 1972, silverface

Fender Twin Reverb, ano 1972, silverface.

Nessa restauração foi feito o seguinte:

- troca de todas as válvulas (4x 6L6 Electro Harmonix na saída, 4x JJ/Tesla + 2x Tung Sol no preamp);
- colocados falantes novos Eminence The Governor, 12";
- modificação de silverface para circuito AB763 (1965, blackface);
- inclusão de footswitch Fender reissue para Vibrato e Reverb;
- fizemos um gabinete novo (réplica exata do original), com todas as partes, tolex e tecido ortofônico Fender originais;
- instalação de pernas laterais Fender para inclinação do combo;
- colocados todos os knobs originais Fender;
- revisão geral e limpeza em todo o circuito .

O amplificador ficou praticamente novo, porém com som de 40 anos atrás (yeah!).





segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

- Fender Super Twin Reverb, anos 70


Essa é a versão "Super" do Twin Reverb, com 6x 6L6 na saída, 180W (pelo catálogo da Fender, mas não chega nisso) e equalização ativa. Foram fabricados entre 1977 e 1980. Mais informações aqui: http://ampwares.com/amplifiers/fender-super-twin-reverb/

Apareceu aqui só com o circuito (sem gabinete), e por solicitação do cliente, o projeto original em formato de combo foi convertido para cabeçote e caixa separados, utilizando todo o material e hardware original Fender.

Foi instalado depois o hardware original (de reposição) que proporciona fixação do cabeçote na caixa e inclinação do conjunto, permitindo ao guitarrista uma melhor resposta/retorno.

Na caixa foram colocados dois falantes Eminence The Governor.

Mais fotos abaixo: