domingo, 11 de setembro de 2011

- Blankenship Carry-On, 21W (handwired americano)

Amplificador handwired americano, modelo Carry-On. Tem 21W, usa 2x 12AX7, 2x EL84 e retificadora 6CA4 (EZ81). Controle de volume e tone apenas.

Muito bem construído, com componentes de ótima qualidade. Destaque para os transformadores e choke de filtro todos Mercury Magnetics. A sonoridade desse amp é puramente britânica dos anos 60, mais agressiva e com muito feedback com volume próximo ao máximo (graças ao trafo de saída Mercury, principalmente). O trafo de força possui taps para várias tensões de entrada (100V, 110V, 120V, 220V, 240V, etc), porém, ele vem apenas com entrada em 110V. Ruim quando se pretende exportar, e por uma questão de cerca de $5,00 não colocam uma chave seletora para pelo menos 120V/220V.

Chegou aqui com a lâmpada piloto queimada e com uma EL84 avermelhando as placas. O problema estava em um dos capacitores da fonte, que estava em curto (sim, mesmo componentes top de linha apresentam problemas).

Seguem mais fotos:

 
Abaixo, o eletrolítico da fonte que trocado por dois capacitores em série. Não tinha nenhum Sprague, Illinois, F&T ou similar desse valor em estoque, então foram colocados uns comuns da Epcos mesmo para quebrar o galho. Meses depois o cliente trouxe de volta e colocamos um capacitor melhor, mas não tirei foto (Sprague Atom, pelo que me recordo).

 
 

www.jwtubes.blogspot.com
www.jwtubes.com.br