domingo, 25 de julho de 2010

- Thunder Sound Bass II 1970

Esse amplificador foi deixado aqui por cliente que utiliza ele num baixo acústico (vertical), que me pediu para fazer uma revisão e fazer algumas modificações para soar melhor com o seu baixo.

Não acho o TS um bom amplificador para o baixo, embora goste bastante do som dele para guitarra (claro, depois que realizadas as devidas correções de circuito para usá-lo com guitarra). Mas, obviamente, isso é uma questão de gosto e essa é apenas a minha humilde opinião.

Para enfatizar as baixas frequências produzidas pelo baixo acústico, testei várias alternativas no circuito, sendo a que cujo resultado mais agradou foi alterar os valores dos capacitores de bypass das válvulas de pré 1 e 2. Feito isso, os graves passaram a ter um som mais definido e redondo.

Existem várias modificações para fazer um amp soar de forma diferente, mas nem sempre uma mesma alteração vai ter o mesmo resultado em certos amplificadores (o que é um tanto óbvio, pois existem muitas variantes no caminho). Nesse caso, a alteração citada anteriormente foi a que teve melhor resultado dentro daquilo que o cliente esperava.

Após isso, foram efetuadas algumas outras manutencões de rotina. Outra alteração foi a desabilitação da chave Fase (que só causa choques!) e inclusão de uma chave Stand By.

Apesar do amplificador estar funcionando corretamente, recomendei ao cliente substituir todos os capacitores, pois o amplificador é de 1970 e praticamente todos os capacitores ainda são originais. Esses componentes costumam durar uns 20 anos apenas! Ele ficou de trazer o amp aqui em outra ocasião para fazer isso...

Abaixo pode-se verificar como ficam os capacitores eletrolíticos após 40 anos. Eles geralmente ficam em pior estado do que esses.


O amp chegou assim:




E após o trabalho, saiu assim:

 Esse botão no meio do tecido ortofônico não tem função nenhuma e está aí para tapar um buraco. Perguntei ao cliente se ele queria que eu consertasse, mas disse que não precisava.

domingo, 4 de julho de 2010

- Thunder Sound Bass 1967 "quase bassman tweed"

Esse amplificador é um Giannini Thunder Sound Bass, de 1967. Apareceu aqui para uma revisão, e aproveitei para trocar o cabo de força por um tripolar, botei uma alça nova, foram pintados os trafos e o gabinete internamente.

O circuito dele já havia sido previamente modificado para guitarra. Ao que parece, ele foi reconstruído conforme o esquema elétrico do Thunder Sound original e com alterações conforme os esquemas de alguns modelos de Fender Bassman Tweed. Todos os capacitores eletrolíticos já haviam sido trocados e quase todos os outros do circuito também. Havia sido instalada uma chave de seleção de impedância na parte traseira, o que facilita bastante na hora de usar outras caixas.

O controle de Presença não estava funcionando, mas foi só substituir o capacitor correspondente e mudar um pouco o valor que ele começou a funcionar e a atuar mais. Coloquei uma chave de Stand By aproveitando a posição da chave de Fase, que costumo desabilitar sua função nesses amplificadores antigos.

As válvulas já haviam sido trocadas previamente e foram mantidas. Estava com Groove Tubes na saída e Electro Harmonix no Pré. Após o trabalho, o amp ficou assim:


O som dele está excelente. Devido às conversões parciais para os modelos Fender Bassman, ele soa de maneira diferente de um Thunder Sound original. Parece soar mais definido e cristalino.

O dono do amplificador utiliza ele numa caixa 1x12" com um falante Eminence Legend (recomendação minha, hehe) e parece gostar bastante dessa configuração e do resultado do conjunto.