quinta-feira, 27 de maio de 2010

- Thunder Sound SL

Esse cabeçote eu peguei sem gabinete, com o circuito em péssimo estado. Após deixá-lo funcionando e trocar todos os capacitores (fonte e circuito), resolvi transformá-lo num combo com dois falantes de 12".

Abaixo seguem algumas fotos de quando ele chegou para mim.





Já faz certo tempo que ele passou por aqui, mas pelo que me recordo, o esquema elétrico é o mesmo do Thunder Sound Bass III (N), com exceção da presença de um controle de master volume. O amp usa duas 6L6, uma 12AT7 e uma 12AX7. Coloquei todas as válvulas JJ/Tesla, novas.

Me inspirei no Giannini Bulldog para fazer esse combo. E, após construir um gabinete novo e fazer o acabamento com material apropriado, ele ficou assim:









Os falantes são ambos Novik, porém não são "casados". Um deles possui o ímã um pouco maior que o outro. Atualmente tenho descartado esses falantes Novik, Bravox ou quaisquer outros desse mesmo naipe e tenho utilizado apenas falantes de boa procedência, como Jensen ou Eminence. Porém, já faz um bom tempo que trabalhei nesse amplificador, por isso ele ficou com Novik mesmo.

A diferença entre um falante de boa procedência (um Eminence Legend, por exemplo) e um desses Novik antigos é absurda. Recomendo com todas as minhas forças a quem esteja usando um valvulado Giannini com falantes Novik ou Bravox que ao menos teste um bom falante na sua caixa. Você vai entender o que estou dizendo quando tocar o primeiro acorde...

Gostaria de ter tirado mais fotos da construção do combo, mas só tenho essas abaixo:




Um abraço!

- Marshall Major Bass JW Tubes (clone)

No meu post anterior (clique aqui e veja o post anterior) falei do CSound que tinha os trafos gigantes. Pois bem, após reformar o outro CSound conforme o original, me utilizei do chassis, transformadores, e painéis de acrílico do CSound que sobrou para construir um Marshall Major 200W. Todas as outras peças foram direto para a lixeira.

Conheço três versões do Marshall Major 200W, sendo que uma era para guitarra, outra para o baixo e outra para PA. A que fiz foi a versão para o baixo, que difere muito pouco da versão para guitarra (até cheguei a fazer conforme a versão para guitarra apenas para ver como soava, mas acabou ficando definitivamente a versão para o baixo).

Enfim, vamos às fotos.









Após tratamento e limpeza do chassis, ele foi pintado de preto. Todos os soquetes de válvulas utilizados eram cerâmicos novos. Dei um pequena aumentada nos valores dos capacitores, para evitar o hum de 60Hz. Todas as chaves são novas, bem como todos os demais componentes, jacks, potenciômetros, knobs, fiação, etc. Adaptei os dois trafos monstruosos para uma nova acomodação horizontal, para otimizar o espaço (obviamente precisei cortar o chassis para acomodar esses trafos). As válvulas eram quatro KT88 Electro Harmonix casadas e as de pré eram todas JJ/Tesla (1 x 12AU7 e 2 x 12AX7). Fiz um novo gabinete menor e com material de acabamento todo novo também.

Usei ele com a velha caixa Hartke VX410. O set tinha um som maravilhoso para o baixo. Extremamente vintage e com os graves muito bem definidos, graças às KT88. O único problema era o transporte. Os dois eram enormes!

Só de trafos, tinha 20 kg no cabeçote. Fora o resto dos componentes, gabinete, etc... A própria caixa Hartke já pesava uns 35 kg.

A quem possui um CSound com esses trafos gigantes, está aí a dica para transformar num Marshall Major 200W. A vantagem que vejo está na utilização das KT88, que tem um som maravilhoso para o baixo. Se você é baixista e procura um som vintage com ótimo grave e não se importa em carregar peso, é uma ótima pedida. Agora se você é guitarrista e não toque regularmente para 20 mil pessoas em estádios de futebol ou outros locais desse tamanho, acho desnecessária a conversão.

- CSound 100W (1970)

Amplificador valvulado tipo head de fabricação nacional com a inscrição C.S. Sound Eletrônica Indústria e Comercio LTDA. Não consta nada a respeito de qual é o modelo.



Ele possui cerca de 100W, usa quatro válvulas 6L6, inversora 12au7, e duas 12ax7 no pré. Tem 2 canais, sendo que um só tem controle de Volume e o outro tem controles de Presence, Bass, Medium, High e Volume.

Seu circuito é baseado no Marshall Major 200W, porém, usa válvuas 6L6 ao invés das KT88, fornecendo menos potência e menos grave (além de possuir umas minúsculas alterações no circuito).

O estado desse amplificador quando ele chegou para mim era desanimador. Veja a seguir algumas fotos dele.






Conheço esse modelo CSound com dois tipos de transformadores diferentes, tanto de força quanto de saída. Esses que aparecem nas fotos acima são os modelos Willkason menores (do tamanho padrão de amplificadores de 100W, para a época). O outro modelo utilizava uns trafos monstruosos, que pesavam 10 kg cada (também eram Willkason). Não me recordo dos modelos desses trafos, mas eu sei que o CSound que tinha os trafos maiores pode ser convertido para o Marshall Major 200W, que usa quatro KT88.

Como eu possuía dois CSound, sendo que um tinha os trafos menores e outro tinha os trafos gigantes (além de que ambos estavam meio detonados), resolvi juntar as peças dos dois e restaurar um CSound conforme o original e construir um Marshall Major a partir do chassis e trafos do outro que sobrou.

Após a reforma de um deles conforme o original, ele ficou assim:








Esse CSound acima foi o que restaurei conforme especificações originais, e ele ficou com os trafos "menores" conforme pode ser observado nas fotos.

A partir chassis e dos trafos maiores que sobraram, construí um Marshall Major de 200W com 4 x KT88. Criei um novo post com a construção do Marshall Major clone (clique aqui e veja).

quarta-feira, 26 de maio de 2010

- Tremendão I (1968)

Esse Tremendão é das primeira safras, do ano de 1968. Precisou de uma boa reforma para voltar à vida, começando pelo seu gabinete.

Abaixo tem algumas fotos do gabinete quando ele chegou para mim. Infelizmente não tenho foto do circuito.





Um courvin novo, alça nova e tecido ortofônico novo deram outra cara para ele. Adaptei também uma proteção traseira, com uma tela de metal.






Foram colocadas nele quatro válvulas 6L6 Shuguang (chinesas), às quais eu não recomendo para ninguém. A durabilidade delas é extremamente inferior, além de avermelham as placas com qualquer aumento da tensão de placa ou polarização de bias. Mas fazer o que? Eram as válvulas que tinham disponíveis...




Ele veio com essas chaves coloridas do jeito que está, além desse jewel verde estranho. Por razão de economia, foram mantidos. Não lembro do que precisou ser feito no circuito, pois já faz certo tempo.

- Phelpa Falcão 50W

Esse amplificador estava em estado deplorável, porém o som dele realmente era muito bom. Me foi solicitado apenas que o deixasse funcionando, logo, nenhuma reforma radical foi feita. Ele é uma cópia piorada do Fender Bassman, que não me recordo precisamente qual o modelo Bassman. Usava duas válvulas 6L6 na saída e no pré três 12AX7. Nunca consegui o esquema desse amp pra ver se as válvulas do pré realmente eram essas. Na minha humilde opinião, os Phelpa geralmente tem som bom, mas a confiabilidade deles é duvidosa. Sua construção parece bastante improvisada e usa componentes muito baratos.




- Tremendão III e Thunder Sound Bass II com caixas!









O azul é um Tremendão III, porém nessa foto o amplificador em si não estava dentro do gabinete. Provavelmente estava na minha bancada...

Essa sacola plástica dentro do gabinete devia ser de algumas peças dele (parafusos, etc, etc).

Foi feita reforma do circuito e reforma da caixa e gabinete. Ele estava com 4 x 12" Bravox. Tenho lá minhas dúvidas se esses falantes eram os originais.

O outro set é um Thunder Sound Bass II. Esse amp estava em excelente estado de conservação e necessitou poucos reparos, com exceção do seu gabinete, que necessitou uma reforma maior. O som dele para guitarra era excepcional.

Ambos foram vendidos.

terça-feira, 18 de maio de 2010

- Boas vindas!

Seja bem vindo(a)! Esse é meu primeiro post. Estarei colocando fotos de alguns poucos dos vários amplificadores que passaram por aqui nos últimos tempos. Não tenho muitas fotos, pois antigamente eu não lembrava de fotografar, mas a partir de agora estarei fazendo isso com mais frequência.

Caso você tenha algum amplificador valvulado parado e gostaria de trazer-lhe de volta à vida, entre em contato.

Dúvidas e sugestões são sempre bem vindas.

Aproveitem o blog!
JW


===========================================================



O da esquerda é um Giannini Thunder Sound Bass III (N). Esse modelo possui apenas duas válvulas de pré, e estava com um painel adaptado, que não tinha nada escrito. O da direita é um Giannini Tremendão II. Esse T2 estava com um baita som. Era da minha coleção particular e usava ele no baixo, nessa caixa Hartke. Ficou excelente o som desse set! Só o tamanho atrapalhava um pouco...